Nosso 3º encontro foi trabalhado o caderno-03 e jogos
de Alfabetização Matemática no dia 23 de agosto de 2014 com o tema: "Construção do Sistema de Numeração Decimal".
O encontro foi realizado em um dia, sendo possível realizar todas as atividades
planejadas dentro do tempo estimado, iniciou-se com a entrega da Pauta do dia,
leitura para deleite (Precisa-se de Pessoas- Isaac Liberman) feita pela
orientadora Suzana Miranda.
http://www.slideshare.net/suzanamirandamourasantos/agosto-precisa-se-de-pessoas-boas-vindas
Leitura do memorial pela Professora
Alfabetizadora Ivanilza Rosa e construção de um combinado para melhorar nossa convivência
e participação na formação.
Prosseguindo com um momento crucial da formação, a socialização das atividades vivenciadas na prática com a utilização de jogos, relatando como foi à aula,exibindo modelos de atividades realizadas, registro fotográfico e fílmico, intervenções utilizadas, participação e entusiasmo dos alunos.
Para introduzir o tema proposto distribuir uma atividade com questões mobilizadora sobre Sistema de
Numeração decimal para responder verdadeiro ou falso e depois socializar as
respostas em seguida apresentei a justificativa das mesmas.
Em seguida dividiu-se a turma em 4
grupos e solicitei que fizessem a leitura do Texto Aprofundando o Tema e uma
síntese para socialização em plenária. Os grupos apresentaram suas respostas
por meio de debate e demonstração dos jogos para uma compreensão melhor, as
discussões foram bastante fervorosas e enriqueceu o conhecimento de todos.
Iniciemos à tarde com a leitura para deleite “Poemas Problemas- Renata Bueno” em slides e dando continuidade dividiu-se os grupos por ano para fazer uma análise da PDAM 1º ano, 2º e 3º ano o livro didático à luz dos Direitos de Aprendizagem, observando os objetivos do caderno-3 e verificando quais atividades contemplam e sugerir atividades para ampliação em seguida os grupos socializaram e perceberam a importância desse trabalho sugerindo que deve ser realizado nos planejamentos desde o início do ano letivo a frisei a relevância do mesmo para observarmos como está organizado o PNAIC, pois o mesmo está atrelado tanto ao PDAM, quanto ao livro didático e aos direitos de aprendizagem.
Após tais momentos, vivenciamos os jogos matemáticos da
seção Compartilhando do caderno-3 e do caderno de jogos, em grupo
confeccionamos e executamos os seguintes jogos: Gasta cem primeiro, Agrupamento
para mudar de nível, Nunca 10, Viagem á lua, Travessia do rio cada grupo deve
identificar: Os conteúdos trabalhados, os eixos e os objetivos. Atentar a
escala de desenvolvimento, considerando-se o ciclo de aprendizagem I
(introduzir), A (aprofundar), C (consolidar) e pensando num trabalho na perspectiva
da inclusão solicitei o adiantamento da leitura do Caderno de Educação
Inclusiva.
Encerramos as discussões do dia com a assinatura
da freqüência, avaliação do dia, leitura de uma mensagem e agradecimentos.
Mimo