Nosso
10º encontro foi trabalhado o caderno-7 no dia 22 de Novembro de 2014 com o
tema: "Educação Estatística".
O encontro foi realizado em um dia, sendo possível realizar todas as atividades
planejadas dentro do tempo estimado, iniciou-se com a entrega da Pauta do dia e,
leitura para deleite vídeo: Oração do Professor Gabriel Chalita, leitura do
memorial pela Orientadora, tivemos a visita do coordenador local José Nilton
para passar alguns avisos.
Prosseguindo com um momento crucial
da formação, a socialização das atividades vivenciadas na prática com a
utilização de jogos e atividades do livro didático que envolve grandezas e
medidas e quais direitos de aprendizagem contempla, relatando como foi à aula, exibindo
jogos e modelos de atividades realizadas, registro fotográfico e fílmico,
intervenções utilizadas, participação e entusiasmo dos alunos.
Após o intervalo para levantamento do
conhecimento prévio realizei a Leitura do Livro: Fugindo das garras do gato,
leitura feita por todos os cursistas a partir do levantamento dos conhecimentos
prévios sobre o título da história. (Discutir as possibilidades pedagógicas do
livro para o trabalho com Educação Estatística) para adentrar no texto do
Aprofundando o Tema realizei uma atividade prática, construção do gráfico
emocional, formação de grupos para a leitura e análise dos gráficos propostos
pela atividade 1 do caderno 7, dando continuidade com a leitura do Iniciando a
conversa, leitura e reflexão dos objetivos da Educação estatística proposto no
caderno 7 e relacionar com a PDAM e dos
Textos Aprofundando o tema e em seguida socialização, exploração e discussão de
slides em plenária apresentando as atividades na prática.
Iniciemos à tarde exercitando
o corpo com a dinâmica da “Dança do quadrado” em seguida realizei uma atividade
prática “Análise combinatória” dinâmica com as bonecas de papel demonstrando
quantas possibilidades podem ser apresentadas.
Prosseguimos
com a seção compartilhando, com jogos e desafios: Probabilidade e Análise
Combinatória fazer a leitura dos textos e socializar na prática observando os
conteúdos trabalhados, se contemplam os direitos e objetivos de aprendizagem,
observar a escala de desempenho, quais as possíveis dificuldades para a
criança, quais as intervenções pedagógicas que podem ser feitas.
Dando seguimento às atividades,
foi feita a exibição de um vídeo D20: Tratamento da Informação – a tecnologia
no ensino da matemática com análise e discussão do grupo.
Encerramos as discussões do dia com
o encaminhamento do para casa, assinatura da freqüência, avaliação do dia, entrega
do mimo e os agradecimentos.
MIMO