PNAIC 2014

quarta-feira, 18 de março de 2015

10º ENCONTRO DE FORMAÇÃO DO PNAIC EM MATEMÁTICA

Nosso 10º encontro foi trabalhado o caderno-7 no dia 22 de Novembro de 2014 com o tema: "Educação Estatística". O encontro foi realizado em um dia, sendo possível realizar todas as atividades planejadas dentro do tempo estimado, iniciou-se com a entrega da Pauta do dia e, leitura para deleite vídeo: Oração do Professor Gabriel Chalita, leitura do memorial pela Orientadora, tivemos a visita do coordenador local José Nilton para passar alguns avisos.


Prosseguindo com um momento crucial da formação, a socialização das atividades vivenciadas na prática com a utilização de jogos e atividades do livro didático que envolve grandezas e medidas e quais direitos de aprendizagem contempla, relatando como foi à aula, exibindo jogos e modelos de atividades realizadas, registro fotográfico e fílmico, intervenções utilizadas, participação e entusiasmo dos alunos.
                                       








Após o intervalo para levantamento do conhecimento prévio realizei a Leitura do Livro: Fugindo das garras do gato, leitura feita por todos os cursistas a partir do levantamento dos conhecimentos prévios sobre o título da história. (Discutir as possibilidades pedagógicas do livro para o trabalho com Educação Estatística) para adentrar no texto do Aprofundando o Tema realizei uma atividade prática, construção do gráfico emocional, formação de grupos para a leitura e análise dos gráficos propostos pela atividade 1 do caderno 7, dando continuidade com a leitura do Iniciando a conversa, leitura e reflexão dos objetivos da Educação estatística proposto no caderno 7  e relacionar com a PDAM e dos Textos Aprofundando o tema e em seguida socialização, exploração e discussão de slides em plenária apresentando as atividades na prática.









                                      
Iniciemos à tarde exercitando o corpo com a dinâmica da “Dança do quadrado” em seguida realizei uma atividade prática “Análise combinatória” dinâmica com as bonecas de papel demonstrando quantas possibilidades podem ser apresentadas.
                                       

   

Prosseguimos com a seção compartilhando, com jogos e desafios: Probabilidade e Análise Combinatória fazer a leitura dos textos e socializar na prática observando os conteúdos trabalhados, se contemplam os direitos e objetivos de aprendizagem, observar a escala de desempenho, quais as possíveis dificuldades para a criança, quais as intervenções pedagógicas que podem ser feitas. 




Dando seguimento às atividades, foi feita a exibição de um vídeo D20: Tratamento da Informação – a tecnologia no ensino da matemática com análise e discussão do grupo.

Encerramos as discussões do dia com o encaminhamento do para casa, assinatura da freqüência, avaliação do dia, entrega do mimo e os agradecimentos.




MIMO

9º ENCONTRO DE FORMAÇÃO DO PNAIC EM MATEMÁTICA

Nosso 9º encontro foi trabalhado o caderno-5 e 6 no dia 21 de Novembro de 2014 com o tema: " Grandezas e Medidas e Interdisciplinaridade “. O encontro foi realizado em um dia, sendo possível realizar todas as atividades planejadas dentro do tempo estimado, iniciou-se com a entrega da Pauta do dia, recepção dos professores com um abraço e  leitura para deleite: A canção dos homens, leitura do memorial pela orientadora, com a presença do coordenador local José Nilton.            
                                                          
      

Prosseguindo com uma atividade prática medir os professores, fazer estimativas, em seguida conferir com instrumento padrão e confrontar com as estimativas construindo um gráfico e socializando.
 Após esse momento assistimos ao um vídeo “como construir uma balança de garrafa Pet. bastante interessante para a retomada dos cadernos 5 e 6 sobre Grandezas e Medidas e exibição de slides abordando os temas centrais sugerindo atividades a serem trabalhadas.



Iniciemos a tarde com uma atividade de alongamento e a leitura para deleite do livro masculino de menino e feminino de menina, em seguida de forma compartilhada, realizar a leitura do texto: Um breve histórico conceitual sobre a interdisciplinaridade seguido de discussões.Dividir em grupo para realizar um planejamento que contemple a interdisciplinaridade e socializar.








Encerramos as discussões do dia com um vídeo intitulado “Complexidade e Interdisciplinaridade” que gerou uma discussão fervorosa do grupo, passei frequência e avaliação do dia.
               

8º ENCONTRO DE FORMAÇÃO DO PNAIC EM MATEMÁTICA

 Nosso 8º encontro foi trabalhado o caderno-6 no dia 18 de outubro de 2014 com o tema: "Grandezas e Medidas". O encontro foi realizado em um dia, sendo possível realizar todas as atividades planejadas dentro do tempo estimado, iniciou-se com a entrega da Pauta do dia e, leitura para deleite vídeo: Homenagem aos Professores, leitura do memorial pela Professora Alfabetizadora Maria do Socorro Santos Silva, tivemos a visita do coordenador local José Nilton para passar alguns avisos e apresentar a amostragem dos resultados da Ana 2013.


Prosseguindo com um momento crucial da formação, a socialização das atividades vivenciadas na prática com a utilização de jogos e atividades do livro didático que envolve a geometria e quais direitos de aprendizagem contempla, relatando como foi à aula, exibindo jogos e modelos de atividades realizadas, registro fotográfico e fílmico, intervenções utilizadas, participação e entusiasmo dos alunos.



                                       
Após o intervalo realizei a leitura do conto João e o pé de feijão – Ruth Rocha para adentrar no texto do Aprofundando o Tema sobre grandezas e medidas realizando uma atividade prática sobre medidas não-convencionais mapeando o corpo de um dos cursistas mais alto e outro mais baixo e fazendo a estimativa antes de medir com palitos de churrasco, picolé canudos e cordão, dando continuidade com a leitura do Iniciando a conversa, dos objetivos e do Aprofundando o tema e em seguida socializar em plenária apresentando as atividades na prática.











                                      
                                      





Iniciemos à tarde com a dinâmica da “Limonada” em seguida todos os cursistas degustaram, depois apresentei o objetivo da mesma, eles relataram que é bastante interessante e que realmente mostra o perfil da turma concluindo que a nossa turma é bastante coerente faz tudo na medida certa.




Após tais momentos, assistimos ao vídeo grandezas e medidas para sistematizar as socializações, realizando também uma experiência com um instrumento de medir medindo canudos de vários tamanhos e trocando com o colega para verificar a medida do mesmo, alguns não conferiu, pois se mede a partir da base zero.
Prosseguimos com a confecção de 4 jogos em grupo que envolve grandezas e medidas fazendo a socialização dos mesmos na prática.

Dando seguimento às atividades em grupo os cursistas irão ler os textos e realizar as atividades de 1 a 11 das páginas 63 a 73. Os grupos explicarão como poderá realizar as atividades em sala de aula, quais direitos estão contemplando.          









Encerramos as discussões do dia com o encaminhamento do para casa, assinatura da freqüência, avaliação do dia, entrega do mimo o vídeo “A beleza da matemática” e os agradecimentos.