PNAIC 2014

terça-feira, 17 de março de 2015

7º ENCONTRO DE FORMAÇÃO DO PNAIC EM MATEMÁTICA

Nosso 7º encontro foi trabalhado o caderno-5 no dia 11 de outubro de 2014 com o tema: "Geometria". O encontro foi realizado em um dia, sendo possível realizar todas as atividades planejadas dentro do tempo estimado, iniciou-se com a entrega da Pauta do dia e do mimo a régua com uma frase sobre geometria, leitura para deleite vídeo: A geometria no cotidiano, leitura do memorial pela Professora Alfabetizadora Maria Ivanilda Alcínio de Oliveira Silva.



 Prosseguindo com um momento crucial da formação, a socialização das atividades vivenciadas na prática com a utilização de jogos que foi adaptado para trabalhar de acordo a deficiência sorteada, relatando como foi à aula exibindo modelos de atividades realizadas, registro fotográfico e fílmico, intervenções utilizadas, participação e entusiasmo dos alunos.






Iniciemos à tarde com a leitura para deleite “As três partes” realização do jogo do quadrado, em seguida assistimos ao vídeo “A lenda do TANGRAM” realizamos uma atividade com dobradura construção do TANGRAM para formar outras gravuras.
 Após tais momentos, realizamos a dança do quadrado e a atividade do desafio dividindo a terra, a qual foi bastante interessante onde um professor alfabetizador percebeu que o enunciado dizia que teria que ser de tamanhos e formas iguais.













 Prosseguimos com os estudos dos textos da Seção Compartilhando os cursistas em grupo realizaram as atividades de 1 a 12 das páginas 73 à 89 explicando como poderia realizar em sala de aula e quais direitos estão sendo contemplados.





 








Encerramos as discussões do dia com o encaminhamento do para casa, assinatura da freqüência, avaliação do dia, leitura de uma mensagem Entrega do mimo e agradecimentos.

MIMO


6º ENCONTRO DE FORMAÇÃO DO PNAIC EM MATEMÁTICA

Nosso 6º encontro foi trabalhado os cadernos-3, 4 e SEA no dia 10 de setembro de 2014. O encontro foi realizado em um dia, sendo possível realizar todas as atividades planejadas dentro do tempo estimado, iniciou-se com a entrega da Pauta do dia, leitura para deleite (Até as princesas também soltam pum- Ilam Brenam) feita pela orientadora.

Em seguida de forma espontânea cada professor fez a socialização sobre como está a prática pedagógica a partir dos cadernos 3 e 4, fazendo as intervenções necessárias.


Após esse momento apresentei o slide do quadro comparativo SND e SEA fazendo um breve comentário sobre as semelhanças.






Entrega de atividades com diferentes níveis de escrita para os professores em grupo identificarem em que nível de escrita a criança está.




Iniciemos à tarde com uma atividade de relaxamento (Alongamento), apresentei os slides Interpretação de hipótese de escrita e apresentação de atividade em grupo sobre as dificuldades de aprendizagem dentro dos níveis de escrita, a partir dos pontos em que se consideram fraqueza e que necessitam de medidas interventivas, listadas através de um redator.
Demos continuidade elegendo os direitos de aprendizagem em que não foram consolidados pelas turmas e traçar estratégias de ensino para desenvolver com estas turmas, no coletivo.
Encerramos as discussões do dia com assinatura da frequência, avaliação do dia, e agradecimentos.