Nosso 5º encontro foi trabalhado o
caderno-4 e Educação no Campo no dia 30 de agosto de 2014 com o tema: "Operação na Resolução de problemas".
O encontro foi realizado em um dia, sendo possível realizar todas as atividades
planejadas dentro do tempo estimado, iniciou-se com a entrega da Pauta do dia,
leitura para deleite (Menina Bonita do laço de fita- Ana Maria Machado) feita
pela orientadora, leitura do memorial pela Professora Orientadora.
Para introduzir o tema proposto assistimos
ao vídeo: “Matemática é D + Avançando na Multiplicação” comentários sobre o
vídeo e em seguida apresentação dos slides Situação multiplicativas (Eurivalda)
sobre Campos multiplicados para sistematização.
Em seguida dividiu-se a turma em grupos e solicitou que fizessem a
leitura da Atividade do Compartilhando do Caderno-4 (p. 76 a 79) cada grupo com
uma situação 3, 4, 5, 6, 7 e criar uma situação problema do campo
multiplicativo os grupos socializaram por meio de debate as discussões foram
bastante fervorosas e enriqueceu o conhecimento de todos.
Iniciemos à tarde com a leitura para deleite
“Texto motivacional - O sábio e o pássaro” exibição do Vídeo: “Vida Maria” para
sensibilização do grupo e um questionamento provocativo. Por que é importante
conhecer a trajetória da Educação do Campo? Para introdução dos estudos, em
seguida fiz a leitura compartilhada dos objetivos e dividir os grupos para
estudo dos capítulos 1.
Educação do Campo: as marcas dessa trajetória – p. 6 a 14
2. Relações entre a Educação
Matemática Escolar e a Educação do Campo – p. 21 a 25
3. Práticas socioculturais e a
educação matemática nas escolas do campo – p. 26 a 36 4. Compartilhando –
Atividade 1 – p. 43 a 46, e socialização em plenária, durante as discussões houve
relatos de experiência, mostra de práticas, explanação dos desafios,
compromisso e sentimento em relação a sua vida profissional na Educação do
Campo.
Após tais momentos, para a sistematização do tema exibir
os slides Matemática: Infância e Inclusão PNAIC 2014.
Encerramos as discussões do dia com
o encaminhamento do para casa, assinatura da freqüência, avaliação do dia,
leitura de uma mensagem entrega do mimo e agradecimentos.