PNAIC 2014

terça-feira, 22 de julho de 2014

1º Encontro de Formação de Linguagem Matemática do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa).
           O presente relatório tem como objetivo consolidar os resultados do I encontro de formação em LINGUAGEM MATEMÁTICA do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) com o objetivo de alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade no município de Várzea Nova, foi realizado no dia 19/07/2014 (sábado) nos turnos matutino e vespertino, o encontro aconteceu na sala de reunião da Secretaria da Educação com 27  Professores Alfabetizadores do Ano- 01, 02, 03 e Educação do Campo.         
          Nossa turma está basicamente formada por professores com mais de dez anos de experiência na área, o que nos causa um grande impacto em relação ao nível das discussões e reflexões a serem remetidas ao longo do curso de formação.
          Inicialmente apresentei um vídeo com a oração do Bom dia, fiz a leitura da pauta do dia e a leitura para deleite: Cordel Matemático, prosseguindo com uma dinâmica: Receitas de Roseana Murray, receitas essas que nos fez revelar qualidades desconhecidas pelos colegas, algumas até se emocionaram e outras se encaixando um pouco em cada receita relatando que na verdade precisamos viver cada uma delas.
           Dando continuidade com uma roda de conversa para informações sobre: unificação do PACTO/PNAIC, Linguagem Matemática e continuidade em Língua Portuguesa, carga horária, pontualidade, visitas, uso do material, freqüência, bolsas e cronograma das formações. Com a presença do coordenador municipal do PNAIC José Nilton Bispo Cardoso que trouxe algumas informações, esclareceu dúvidas e relatou algumas regrinhas da participação na formação.
          Logo após, apresentei os objetivos da Proposta de Matemática e a síntese do Caderno de Apresentação através de slides em seguida promovi um momento para rememorar a matemática, pensar no processo do ensino da matemática e discutir falando um pouco das suas experiências e apresentar através de relatos orais, os mesmos foram bem parecidos às práticas pedagógicas eram sempre as mesmas a sabatina, palmatória, decoreba a tabuada a repetição e o castigo.
         Em seguida vivenciamos algumas práticas pedagógicas de forma prazerosas e significativas, e que servirão também de reflexão para a prática do professor as quais foram bastante descontraída e proveitosa com a participação e o entusiasmo do grupo.
         Esse primeiro encontro tece com o tema Papéis do brincar e do jogar na Alfabetização Matemática (Caderno de Apresentação, pag. 56- 70), a turma foi dividida em 3 grupos para a leitura do texto e destacar os pontos relevantes para socialização em plenária gerando assim uma discussão favorável.
          Iniciemos á tarde com apresentação da música do Zé, e solicitação da leitura do Aprofundando o Tema Caderno-01 Texto: “Organização do Trabalho Pedagógico”, a turma foi dividida em 3 grupos de acordo aos subtítulos do texto que tem uma ordem cronológica bastante interessante, inicia-se das diferentes formas de planejar, perpassa pela organização da sala de aula: fazendo a aula acontecer,  até o fechamento da aula,  favorecendo assim uma discussão fervorosa do grupo, onde os professores citaram a importância do planejamento anual, a organização da sala de aula e  o  esclarecimento do para casa para os alunos, que essa atividade seja também um reforço da aula do dia, para que de fato tenha um propósito e que a criança seja capaz de fazer com ou sem ajuda de um adulto.
           Encerramos as discussões do dia com o encaminhamento para os professores solicitando a leitura do Compartilhando Caderno-01 das atividades 2, 3, 4, e 5 nos mesmo grupos e aplicar a atividade com seus alunos trazendo o relato para socializar no próximo encontro, finalizou com a avaliação do encontro através de uma dinâmica “A árvore do conhecimento” agradecimentos e mensagem de despedida.
Orientadora de Estudos: Suzana Miranda Moura Santos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário