PNAIC 2014

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

2º ENCONTRO DE FORMAÇÃO MATEMÁTICA

             Nosso 2º encontro foi trabalhado o caderno-02 e jogos de Alfabetização Matemática no dia 09 de agosto de 2014 com o tema: "Quantificação, registros e agrupamento". O encontro foi realizado em um dia, sendo possível realizar todas as atividades planejadas dentro do tempo estimado, iniciou-se com a leitura para deleite (A reunião das flores) feita pela orientadora.




           

             Prosseguindo com um momento crucial, a socialização dos encaminhamentos de atividades vivenciadas na prática tendo como modelo as atividades da sessão Compartilhando, onde cada professor relata suas experiências para o grupo, exibindo fotos, modelos de atividades realizadas, intervenções utilizadas e participação dos alunos.








 
            
             Tivemos a visita do coordenador local para entrega dos cadernos com a lista para assinatura recebimento do material e freqüência do dia dando também suas contribuições.




           

               Para introduzir o tema proposto do Aprofundando o Tema: Funções dos números realizei uma dinâmica “Função dos números na nossa vida”, propus que em grupo os professores representasse através de desenhos um objeto em que você usa os números e com qual função: codificar, medir, registrar, identificar, quantificar, localizar, ordenar e foi bastante proveitoso gerou uma grande discussão em relação à temática.

                                              
            Prosseguimos com a leitura da sessão Iniciando a Conversa e apresentei os objetivos do caderno-02 através de slides, solicitando aos professores uma leitura reflexiva dos Textos Aprofundando o Tema em grupo destacando as idéias centrais para socialização em plenária.





            Iniciemos à tarde com a leitura para deleite “Beléléu e os números” em slides e socialização das idéias centrais sobre os estudos dos textos, foi uma discussão bem produtiva e nos levou a concluir que os números estão presentes em nossa vida desde hora em que levantamos até a hora que deitamos resumindo, somos um número!
               Após tais momentos, exploramos quatro jogos matemáticos, confecção e execução do jogo: cara ou coroa, dominó geométrico, jogo da memória os números na nossa vida e acerto ao alvo - I e debatendo sobre que conteúdo está sendo explorado e quais direitos de aprendizagem estão sendo atendidos, foram bastante dinâmico e proveitoso os professores apresentavam as regras do jogo e mostravam na prática como brincar com cada jogo. 












       Encerramos as discussões do dia com o a entrega do Mimo (Fita métrica)


O encaminhamento da atividade para casa

Orientação do para casa

 Aplicar uma atividade de matemática utilizando jogos, registrando as observações de seus alunos de forma sintética, e fotografar de preferência uma atividade da seção compartilhando, para socializar no próximo encontro.  


Leitura de uma mensagem em comemoração ao dia dos Pais e agradecimentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário