PNAIC 2014

quarta-feira, 18 de março de 2015

10º ENCONTRO DE FORMAÇÃO DO PNAIC EM MATEMÁTICA

Nosso 10º encontro foi trabalhado o caderno-7 no dia 22 de Novembro de 2014 com o tema: "Educação Estatística". O encontro foi realizado em um dia, sendo possível realizar todas as atividades planejadas dentro do tempo estimado, iniciou-se com a entrega da Pauta do dia e, leitura para deleite vídeo: Oração do Professor Gabriel Chalita, leitura do memorial pela Orientadora, tivemos a visita do coordenador local José Nilton para passar alguns avisos.


Prosseguindo com um momento crucial da formação, a socialização das atividades vivenciadas na prática com a utilização de jogos e atividades do livro didático que envolve grandezas e medidas e quais direitos de aprendizagem contempla, relatando como foi à aula, exibindo jogos e modelos de atividades realizadas, registro fotográfico e fílmico, intervenções utilizadas, participação e entusiasmo dos alunos.
                                       








Após o intervalo para levantamento do conhecimento prévio realizei a Leitura do Livro: Fugindo das garras do gato, leitura feita por todos os cursistas a partir do levantamento dos conhecimentos prévios sobre o título da história. (Discutir as possibilidades pedagógicas do livro para o trabalho com Educação Estatística) para adentrar no texto do Aprofundando o Tema realizei uma atividade prática, construção do gráfico emocional, formação de grupos para a leitura e análise dos gráficos propostos pela atividade 1 do caderno 7, dando continuidade com a leitura do Iniciando a conversa, leitura e reflexão dos objetivos da Educação estatística proposto no caderno 7  e relacionar com a PDAM e dos Textos Aprofundando o tema e em seguida socialização, exploração e discussão de slides em plenária apresentando as atividades na prática.









                                      
Iniciemos à tarde exercitando o corpo com a dinâmica da “Dança do quadrado” em seguida realizei uma atividade prática “Análise combinatória” dinâmica com as bonecas de papel demonstrando quantas possibilidades podem ser apresentadas.
                                       

   

Prosseguimos com a seção compartilhando, com jogos e desafios: Probabilidade e Análise Combinatória fazer a leitura dos textos e socializar na prática observando os conteúdos trabalhados, se contemplam os direitos e objetivos de aprendizagem, observar a escala de desempenho, quais as possíveis dificuldades para a criança, quais as intervenções pedagógicas que podem ser feitas. 




Dando seguimento às atividades, foi feita a exibição de um vídeo D20: Tratamento da Informação – a tecnologia no ensino da matemática com análise e discussão do grupo.

Encerramos as discussões do dia com o encaminhamento do para casa, assinatura da freqüência, avaliação do dia, entrega do mimo e os agradecimentos.




MIMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário