PNAIC 2014

quarta-feira, 18 de março de 2015

8º ENCONTRO DE FORMAÇÃO DO PNAIC EM MATEMÁTICA

 Nosso 8º encontro foi trabalhado o caderno-6 no dia 18 de outubro de 2014 com o tema: "Grandezas e Medidas". O encontro foi realizado em um dia, sendo possível realizar todas as atividades planejadas dentro do tempo estimado, iniciou-se com a entrega da Pauta do dia e, leitura para deleite vídeo: Homenagem aos Professores, leitura do memorial pela Professora Alfabetizadora Maria do Socorro Santos Silva, tivemos a visita do coordenador local José Nilton para passar alguns avisos e apresentar a amostragem dos resultados da Ana 2013.


Prosseguindo com um momento crucial da formação, a socialização das atividades vivenciadas na prática com a utilização de jogos e atividades do livro didático que envolve a geometria e quais direitos de aprendizagem contempla, relatando como foi à aula, exibindo jogos e modelos de atividades realizadas, registro fotográfico e fílmico, intervenções utilizadas, participação e entusiasmo dos alunos.



                                       
Após o intervalo realizei a leitura do conto João e o pé de feijão – Ruth Rocha para adentrar no texto do Aprofundando o Tema sobre grandezas e medidas realizando uma atividade prática sobre medidas não-convencionais mapeando o corpo de um dos cursistas mais alto e outro mais baixo e fazendo a estimativa antes de medir com palitos de churrasco, picolé canudos e cordão, dando continuidade com a leitura do Iniciando a conversa, dos objetivos e do Aprofundando o tema e em seguida socializar em plenária apresentando as atividades na prática.











                                      
                                      





Iniciemos à tarde com a dinâmica da “Limonada” em seguida todos os cursistas degustaram, depois apresentei o objetivo da mesma, eles relataram que é bastante interessante e que realmente mostra o perfil da turma concluindo que a nossa turma é bastante coerente faz tudo na medida certa.




Após tais momentos, assistimos ao vídeo grandezas e medidas para sistematizar as socializações, realizando também uma experiência com um instrumento de medir medindo canudos de vários tamanhos e trocando com o colega para verificar a medida do mesmo, alguns não conferiu, pois se mede a partir da base zero.
Prosseguimos com a confecção de 4 jogos em grupo que envolve grandezas e medidas fazendo a socialização dos mesmos na prática.

Dando seguimento às atividades em grupo os cursistas irão ler os textos e realizar as atividades de 1 a 11 das páginas 63 a 73. Os grupos explicarão como poderá realizar as atividades em sala de aula, quais direitos estão contemplando.          









Encerramos as discussões do dia com o encaminhamento do para casa, assinatura da freqüência, avaliação do dia, entrega do mimo o vídeo “A beleza da matemática” e os agradecimentos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário