Nosso
8º encontro foi trabalhado o caderno-6 no dia 18 de outubro de 2014 com o tema:
"Grandezas e Medidas". O
encontro foi realizado em um dia, sendo possível realizar todas as atividades
planejadas dentro do tempo estimado, iniciou-se com a entrega da Pauta do dia e,
leitura para deleite vídeo: Homenagem aos Professores, leitura do memorial pela
Professora Alfabetizadora Maria do Socorro Santos Silva, tivemos a visita do
coordenador local José Nilton para passar alguns avisos e apresentar a
amostragem dos resultados da Ana 2013.
Prosseguindo com um momento crucial
da formação, a socialização das atividades vivenciadas na prática com a
utilização de jogos e atividades do livro didático que envolve a geometria e
quais direitos de aprendizagem contempla, relatando como foi à aula, exibindo jogos
e modelos de atividades realizadas, registro fotográfico e fílmico,
intervenções utilizadas, participação e entusiasmo dos alunos.
Após o intervalo realizei a leitura do conto João e o pé de feijão – Ruth Rocha para adentrar no texto do Aprofundando o Tema sobre grandezas e medidas realizando uma atividade prática sobre medidas não-convencionais mapeando o corpo de um dos cursistas mais alto e outro mais baixo e fazendo a estimativa antes de medir com palitos de churrasco, picolé canudos e cordão, dando continuidade com a leitura do Iniciando a conversa, dos objetivos e do Aprofundando o tema e em seguida socializar em plenária apresentando as atividades na prática.
Iniciemos
à tarde com a dinâmica da “Limonada” em seguida todos os cursistas degustaram,
depois apresentei o objetivo da mesma, eles relataram que é bastante
interessante e que realmente mostra o perfil da turma concluindo que a nossa
turma é bastante coerente faz tudo na medida certa.
Após tais momentos, assistimos ao vídeo
grandezas e medidas para sistematizar as socializações, realizando também uma
experiência com um instrumento de medir medindo canudos de vários tamanhos e
trocando com o colega para verificar a medida do mesmo, alguns não conferiu,
pois se mede a partir da base zero.
Prosseguimos com a confecção de 4
jogos em grupo que envolve grandezas e medidas fazendo a socialização dos
mesmos na prática.
Dando seguimento às atividades em
grupo os cursistas irão ler os textos e realizar as atividades de 1 a 11 das
páginas 63 a 73. Os grupos explicarão como poderá realizar as atividades em
sala de aula, quais direitos estão contemplando.
Encerramos as discussões do dia com
o encaminhamento do para casa, assinatura da freqüência, avaliação do dia,
entrega do mimo o vídeo “A beleza da matemática” e os agradecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário